Departamento de Desenvolvimento Pessoal
[ Mediadores Expressivos ]
O Departamento de Desenvolvimento Pessoal contempla as intervenções com Mediadores Expressivos, as quais são compostas por quatro vertentes:
Conversas à Prova (Mediador Expressivo: Alimentação de Base Vegetal)
Biodanza (Mediador Expressivo: Dança)
Atelier de Leitura (Mediador Expressivo: Leitura)
Atelier de Cinema (Mediador Expressivo: Filme)
Atelier das Artes (Mediadores Expressivos: Barro, Pintura, Desenho, Plasticina, Colagem, entre outros)
Os Mediadores Expressivos são intervenções que têm como objetivo facilitar e promover a expressão de emoções e a tomada de consciência das experiências de vida significativas que poderão ser objeto de análise e de reflexão. As intervenções com mediadores expressivos apelam ao contacto entre "dois mundos": "o mundo interno" e o "mundo externo". A utilização destes mediadores poderá ser realizada em grupo e/ou individualmente e visão a criação de novas estratégias, mais eficazes, para lidar com os desafios/problemáticas da vida diária e, consequentemente, contribuir para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
A equipa terapêutica é constituída por: Tânia Monteiro*, Filipa Domingues*, Cristina Teixeira*, Luiza Benatti*.
Tempo de Duração: 1h30 a 2h.
Conversas à Prova
Saiu da gaveta um novo projeto!
Pensado já há cerca de 3 anos, o Conversas à Prova está a ser criado como espaço de encontro para nos sentarmos à mesa e trocarmos ideias sobre como uma alimentação de base 100% vegetal poderá impactar a nossa saúde, individual e coletiva, de forma positiva.
No futuro destes encontros, iremos conversar não só com profissionais ligados às áreas da saúde, do ambiente, das artes, da música, do ensino, do bem estar, como com todos os entusiastas e interessados em fazer da sua experiência de vida uma oportunidade de viver melhor, em plenitude, em equilíbrio, em conexão harmoniosa com o Todo!
RECOMEÇAR SAUDÁVEL é o primeiro convite do Conversas à Prova que inicia um ciclo de encontros sobre aquilo que deve alimentar a nossa vida.
*Terapeuta de Alimentação de Base Vegetal
Autobiografia da Terapeuta
(em construção - brevemente mais informações)
Biodanza
A Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano, com recurso à dança, à música e ao encontro em grupo, acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade. Não é preciso saber dançar.
Criada por Rolando Toro Araneda, poeta e antropólogo chileno, há cerca de 60 anos, está organizada a partir de um modelo teórico com base nas ciências sociais e humanas como a biologia, fisiologia, psicologia, entre outras.
É praticada um pouco por todo o mundo como uma ferramenta que facilita a expressão dos potenciais humanos, emoções e sentimentos, promovendo alegria, saúde, bem-estar e convívio e vínculos saudáveis.
*Terapeuta de Biodanza
Autobiografia da Terapeuta
Licenciada em Enfermagem desde 2006 e Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria desde 2020, exerci sempre funções no âmbito dos cuidados de saúde primários na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, integrando vários projetos maioritariamente nas áreas da adolescência e idoso, prevenção e promoção da saúde e saúde mental.
Em 2007 iniciei formação em Biodanza e facilito grupos desde 2011. Sou facilitadora titulada pela Escola de Biodanza de Portugal, tendo experiência com adolescentes, adultos e idosos. Neste momento tenho um grupo de integração de adultos em parceria com uma colega em Alvalade e um grupo de adolescentes na instituição onde trabalho.
Na minha vida pessoal privilegio o contacto com a arte e as suas várias dimensões. Para além da dança, fiz parte de um grupo de teatro académico durante 7 anos e de um grupo de percussão durante 3 anos.
O que me entusiasma são as relações humanas e as suas infinitas possibilidades.
Atelier de Leitura
Abre brevemente!
Atelier de Cinema
O Atelier de Cinema é uma atividade em Grupo que utiliza o filme/vídeo como mediador expressivo. Existem filmes que nos inspiram, nos mostram outras versões da realidade e de nós próprios e que nos marcam em períodos decisivos da nossa vida. Através da visualização de um filme/série, podemos utilizar os seus diálogos, imagens, músicas e histórias das personagens como ferramentas e pontos de parida de um processo de autorreflexão e desenvolvimento pessoal. O filme poderá mesmo funcionar como interface entre o nosso mundo interno e o nosso mundo externo.
Todos estes pontos serão alvo de discussão e partilha em grupo, cujas experiências dos vários elementos e dos seus múltiplos sentires, poderão incentivar e servir de mote à transformação pessoal e resultar numa aprendizagem única e inspiradora.
*Terapeuta do Atelier de Cinema
Autobiografia da Terapeuta
Olá, Sou a Cristina Teixeira, enfermeira especialista no Hospital Dona Estefânia, CHLC, na especialidade de pedopsiquiatria direcionada para a intervenção familiar, e desenvolvimento de competências sociais através do atelier de cinema. Terminei em 2017 o Curso de Mestrado Especialidade em Saúde Mental e Psiquiátrica na Universidade Católica Portuguesa. Posteriormente complementei a minha formação com pós graduação em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Tenho o curso de formação de formadores, CCP concluído em 2019.
Atelier das Artes
Abre brevemente!
Departamento de Desenvolvimento Pessoal
[ Equipa de Terapeutas ]
*Terapeuta de Alimentação de Base Vegetal
*Terapeuta de Biodanza
*Terapeuta do Atelier de Cinema e de Intervenção Familiar
*Terapeuta do Atelier das Artes